Bom dia, Pesquisador.

,

Formatação na ABNT – Como formatar trabalhos acadêmicos com facilidade ainda hoje

Saiba tudo sobre formatação de trabalhos acadêmicos online

/

Formatar textos acadêmicos sempre foi uma questão para os universitários. Seja na ABNT ou outra norma, todo pesquisador sabe que o arquivo com o texto da pesquisa precisa ser entregue em um formato específico.

Esse formato muitas vezes exige o conhecimento prévio de normas de publicação e até mesmo do uso de tecnologias, programas e aplicações.

A boa notícia para os pesquisadores é que hoje em dia existe uma pluralidade de soluções prontas para ajudá-los de imediato.

Você já conhece todas elas? Vamos discutir o uso das tecnologias e entender como elas facilitam o trabalho acadêmico.

 

Ferramentas online

Para ajudar na criação de sumários, índices de imagem, inserção de fórmulas e equações, algumas plataformas online já distribuem modelos prontos e até mesmo facilitam a visualização desses elementos.

 

1- Overleaf

Para acadêmicos das áreas de engenharia e matemática, a linguagem LaTeX (se fala “latec”) revolucionou a construção de textos acadêmicos.

Com uma aba própria para inserção de imagens e elementos gráficos, o Overleaf usa a linguagem LaTeX para ajudar o pesquisador a escrever e diagramar o seu texto sem necessidade de conhecimentos sobre programas de edição.

A linguagem LaTeX permite mudar negritos, itálicos e espaçamentos com códigos, sem precisar abrir abas e inserir números, por exemplo. Dominando a linguagem, a edição se torna bem simples.

A linguagem LaTeX permite mudar negritos, itálicos e espaçamentos com códigos, sem precisar abrir abas e inserir números, por exemplo. Dominando a linguagem, a edição se torna bem simples.

Para usar o Overleaf, basta criar uma conta, selecionar um modelo (eles têm modelos de várias universidades brasileiras) e escrever o texto na área esquerda.

À direita, a tela mostra o texto já editado e pronto para impressão.

A plataforma é gratuita e conta com vários outros serviços como compartilhamento de texto, comentários do orientador, visualização de tabelas.

Obs: Na Equipe, os textos produzidos no Overleaf são baixados em PDF e editados no Microsoft Word. Mais pra frente explicamos o motivo.

 

2- Mettzer

Uma das melhores soluções online para formatação de textos acadêmicos, o Mettzer possui uma versão gratuita e outra paga. Para usar a plataforma, basta entrar no site e se registrar.

A plataforma possui diversos modelos de arquivos e permite a escrita e edição facilitada, já com todos os elementos prontos para receber o seu texto.

É possível produzir o texto lá dentro ou copiar e colar as partes lá. Como o Overleaf, você poderá baixar o arquivo formatado em PDF.

Além disso, a plataforma oferece outras facilidades como compartilhamento do link do trabalho e a visualização sumarizada na aba esquerda.

Sem códigos ou abas de complexas de diagramação, é possível aproveitar melhor o tempo somente produzindo o que é necessário: o texto da pesquisa.

Uma excelente opção para quem busca formatação.

 

Templates e modelos pré-formatados

Tanto universidades quanto empresas ofertam modelos ou templates formatados de acordo com a norma que você precisa. A facilidade desses modelos é não perder tempo editando títulos, sumários e índices.

Para usá-los, basta copiar o seu texto para as devidas áreas e atualizar os elementos automáticos.

É importante lembrar que os modelos e templates exigem que o autor tenha um conhecimento mínimo sobre edição de textos, pois uma alteração brusca pode desformatar o texto.

Para completar, é necessário que o pesquisador tenha acesso aos programas comuns de edição de texto como o MS Word, Libre Office ou Google Docs.

 

 

Obs: A Equipe tem um Modelo de TCC gratuito que você pode baixar aqui.

Edição e Formatação de arquivos

Por fim, aí vai um alerta para quem já escreveu ou está escrevendo a pesquisa. Você pode precisar de mais do que uma simples formatação. Corrigir uma formatação não é igual a formatar. 

“Corrigir uma formatação não é igual a formatar.”

Acontece que na pressa de escrever e deixar o texto organizado para entregar para a banca ou para um orientador, muitos pesquisadores esquecem de ancorar imagens, definir estilos e até mesmo inserir recuos de parágrafos.

A consequência disso pode ser desastrosa. Basta imaginar que, sem ancorar as imagens, uma “Figura A” pode aparecer sobre um parágrafo ou até mesmo sumir.

Pensando em números, um TCC de 35 páginas pode ser facilmente reimpresso, já uma tese de 250 páginas não. Para deixar o arquivo pronto para impressão, é necessário que todos elementos estejam corretamente formatados.

“…um TCC de 35 páginas pode ser facilmente reimpresso, já uma tese de 250 páginas não.”

Nesses casos, para uma impressão correta e sem erros, é necessário rever a formatação página a página, verificando estilos e aplicando alinhamento em gráficos, imagens e tabelas (motivo pelo qual na Equipe não tem somente o serviço de formatação nem usa o Overleaf para edição).

 

 

Edição e Formatação de arquivos

Independentemente da solução que você escolher, saiba que todas ajudam de alguma forma. O que vai fazer o seu texto ficar claro, conciso e bem apresentado é, na verdade, a sua organização.

Melhor do que passar horas editando um arquivo no computador, parcelar o trabalho em pequenas tarefas não só diminui o peso dessa atribuição, como também motiva o pesquisador a produzir mais.

Ver o texto organizado, limpo e com cara de publicação profissional faz com que a autoestima dê um salto surpreendentemente alto.

Em qualquer fase que você esteja, tenha em mente isso: o cuidado que você tem com a sua pesquisa é o mesmo que o leitor terá quando for lê-lo.

Para mais informações sobre Edição de Textos, você pode ler esse artigo.

Leia também

  • Formatação na ABNT – Como formatar trabalhos acadêmicos com facilidade ainda hoje

    Formatação na ABNT – Como formatar trabalhos acadêmicos com facilidade ainda hoje

    /

  • Tabela de Preços

    Tabela de Preços

    /

  • Existe tradução automática de artigos?

    Existe tradução automática de artigos?

    /