Bom dia, Pesquisador.

, , ,

Revisão pra quem?

Saiba o que os revisores fazem no seu texto e se você realmente precisa disso

/

Revisão de Textos é um assunto que dá pano para manga. Desde quem pode revisar textos até quais processos estão envolvidos no trabalho, o tema é extenso.

Vamos descrever os trabalhos da revisão e entender um pouco mais sobre como funciona essa verificação.

 

Como é a Edição da Equipe Revisão?

Antes de iniciar, vamos deixar a descrição do trabalho da Equipe Revisão de forma clara e sucinta para que autores possam pesquisar e entender um pouco mais sobre esse trabalho.

Se você não procura essa informação, pule para o próximo tópico.

A Edição de Textos da Equipe é somente para textos acadêmicos. Os gêneros textuais produzidos para pesquisa científica possuem uma estrutura fixa, o que permite o trabalho ágil.

Quando você envia um texto para a Equipe, ele passa pelas seguintes etapas:

 

Etapas de Edição de Textos Equipe Revisão:

  • 🔎Análise;
  • 📑Revisão;
  • 📄Coordenação;
  • 📤Envio.

 

O arquivo enviado passará por uma preparação. Essa preparação envolve não somente a leitura do texto, mas a identificação dele no gênero acadêmico.

Por isso os textos são lidos integralmente (capa, referências, sumários, gráficos etc).

Isso significa que todos estes serviços estão incluídos na Edição de Textos da Equipe Revisão:

 

Exemplos de serviços incluídos na Edição de Textos Equipe Revisão:

  • 📄 Normalização de referências bibliográficas;
  • 🔎 Verificação de referências no texto e na lista “Referências Bibliográficas”;
  • 🔎 Verificação de Tabelas, Imagens, Gráficos, Equações, suas menções, legendas, títulos e numeração;
  • 🔎 Verificação de Plágio;
  • 🧐 Análise da linguagem empregada.

 

Além disso, textos acadêmicos são comumente usados como critério de aprovação. Por esse motivo, a Equipe não escreve, cria, copia, traduz ou coleta dados.

E também não há só formatação. O texto acadêmico leva o selo de qualidade da Equipe, por isso não é possível editar o arquivo sem lê-lo, assim como não é possível entregá-lo somente revisado. Não entregamos trabalhos pela metade.

 

Exemplos de serviços que a Equipe não faz:

  • 👨🏻‍🏫 Tradução;
  • 👨🏻‍💻 Copidesque;
  • 👨🏻‍💻 Produção de Texto
  • 🧐 Análise de conteúdo;
  • ❌ Somente formatação ou somente revisão.

 

No mais, você precisa saber que a nossa intenção é pedagógica. Você vai receber comentários e noções de aprimoramento do seu texto.

Ok? Vamos seguir.

 

O que é revisão?

Revisão de Textos é um trabalho de verificação e correção de um texto. A verificação não necessariamente inclui a correção.

Alguns revisores são pagos para ler, anotar e avaliar. Outros revisores são pagos somente para corrigir.

Além disso, textos nem sempre são verbais. Eles podem ser escritos, desenhados ou representados por símbolos por exemplo. O revisor pode trabalhar com vários tipos de texto.

Se forem textos verbais, ainda é possível trabalhar com um gênero somente. A Equipe, por exemplo, trabalha com textos informativos gerados de pesquisas acadêmicas: artigos, ensaios, dissertações etc.

 

Conceito de Revisão de Textos:

  • Trabalho de verificação e correção de um texto;
  • Pode ser somente a verificação ou somente correção;
  • Pode ser feita em vários tipos de textos, verbais ou não.

 

Continuando, dentro do trabalho de revisão existem alguns processos. Processo é um conjunto de tarefas para alcançar um resultado.

 

Exemplos de resultados de uma revisão de textos:

  • Correção segundo normas gramaticais;
  • Adequação à linguagem designada para o texto;
  • Legibilidade adequada para o público-alvo;
  • Itens gráficos buscáveis.

 

Para alcançar esses resultados, o revisor irá seguir processos que podem ser desenvolvidos por ele ou trazidos da instituição onde trabalha.

No caso de editoras, mais de um profissional irá fazer a leitura do texto, por isso o respeito aos processos é fundamental.

Aqui na Equipe, por exemplo, nós ensinamos processos de revisão para revisores da casa e para os alunos do VIP Revisores.

 

Quais textos podem ser revisados?

Bom, depois de entender o trabalho e para que ele serve, quais textos devem ser revisados? A revisão é importante?

Textos longos fundamentalmente precisam de revisão de textos. Como são muitos capítulos, parágrafos e seções, informações podem ser perdidas com facilidade.

Imagine publicar um livro e descobrir que a Tabela 2, na verdade, era Tabela 5? Ou então esquecer a grafia do nome de alguém e escrevê-la de forma diferente ao longo do texto?

Esses esquecimentos acontecem com frequência, muito por causa do próprio processo de escrita.

É importante saber que o processo de escrita age de acordo com a memória. Vamos lembrando do que escrever e colocando no papel. À medida que o tempo passa, vamos lembrando de mais informações e adicionado ao que já estava escrito.

Essa adição é um remendo, por isso nem sempre respeita a ordem do que já estava ali descrito.

Normalmente esses remendos só são percebidos na hora da leitura, por isso não é aconselhável lançar um texto longo sem nenhuma leitura prévia.

Por isso que dizemos que o primeiro leitor é quem revisa.

 

Não posso revisar o meu próprio texto?

Se você está escrevendo um texto, possivelmente pensou: “ué? mas eu não posso revisar o meu próprio texto?”. A resposta é sim, pode e deve.

O autor deve ler o próprio texto sempre que possível, não só corrigindo como dando continuidade ao raciocínio lógico. No entanto, o autor precisa ter cuidado.

Quando escrevemos um texto, o que está na nossa cabeça não o que necessariamente está representado pelas palavras no papel (ou na tela do computador).

Nossa memória (lembra dela?) nos engana constantemente. Nosso cérebro lê o que está escrito e interpreta com aquilo que sabemos.

O cérebro “lembra” o que gostaríamos que estivesse escrito, impedindo a leitura do que realmente está ali.

A revisão do texto só é bem feita quando esse fenômeno cognitivo é quebrado. Não lembramos do que escrevemos, então conseguimos enxergar todas as lacunas de informação.

Além disso, revisar não é ler.

 

 

“Não é aconselhável lançar um texto longo sem nenhuma leitura prévia.”

 

 

Qualquer um pode revisar o meu texto

O procedimento de leitura é uma decodificação de palavras em relação a um contexto. Você lê, entende e “julga”. É o que conhecemos como interpretação.

Um leitor comum vai interpretar o texto, talvez até corrigir aquilo que não lhe cair bem. Um amigo pode até dar sugestões e mudar a sua escrita. Afinal, ele julga aquilo que está lendo.

Bom, o revisor profissional não irá julgar o seu texto. Uma forma engraçada de explicar é mostrando esses dois exemplos.

 

Esse é o exemplo de texto:

“De acordo com Mattos, a concepção do trabalho econômico é fundante da teoria da amortização. Dados do Banco Central mostraram que 27% da população brasileira….”

 

Um amigo pode ler assim:

“De acordo com um autor, a concepção de economia cria a amortização. Dados do BC mostraram que 27% dos brasileiros…”

 

O revisor vai ler assim:

“Termo deslocado, substantivo, complemento, verbo de ligação, predicativo. Sujeito, verbo na terceira pessoa do plural, conjunção integrante, porcentagem, adjunto…”

 

Com o passar do texto, a estrutura fica mais visível aos olhos do profissional que seleciona e corrige desse blocos. É óbvio que não dá pra desligar o leitor e entrar no modo revisor, a diferença está na consciência da atividade que está em curso.

É por isso que nem todo mundo pode revisar textos. Ser “bom em português” não garante a leitura profissional. Da mesma forma, orientadores, mentores e outros professores não são obrigados a revisar o seu texto.

Como qualquer outra profissão, revisar textos exige capacitação, por isso você deve escolher o profissional que irá efetuar o trabalho como descrito: sem julgamento, analisando a estrutura e estipulando processos para alcançar resultados.

 

E se eu não puder pagar a revisão?

Caso você não possa contar com um revisor, vá com calma. Dê distância do seu próprio texto e pesquise aquilo que você não souber se está correto.

Algumas práticas comuns e saudáveis podem ser listadas para a sua verificação segura.

 

Práticas saudáveis de Autorrevisão:

  • Releia o texto após 7 dias;
  • Marque os referentes (questões em aberto, perguntas não respondidas);
  • Verifique os tempos verbais;
  • Corrija repetições de termos e conjunções;
  • Mantenha a linguagem adequada ao texto (formal, informal etc).
  • Cuidado com a ordem das frases (dependendo da ordem, vírgulas precisarão ser revistas).

 

Além disso você pode mostrar um texto para um colega. Solicite que ele aponte quais trechos não estão bem explicados. Esses trechos possivelmente vão precisar de uma reescrita ou remendos.

 

 

“Quanto mais fácil é entender um assunto complexo, maior a probabilidade dele ser estudado por outros pesquisadores.”

 

 

Concluindo

A revisão de textos engloba uma série de processos que visam a correção do texto. Mas, por que isso é realmente importante?

Quando lemos, qualquer erro nos chama atenção. Os leitores podem pensar que foi uma falta de atenção, um registro intencional ou julgar como falta de profissionalismo.

Cada vez que escrevemos, estamos colocando o nosso discurso à prova. É muito difícil dominar o que o leitor irá interpretar, mas, em textos informativos, garantir a qualidade e clareza facilitam o acesso à informação.

Textos acadêmicos devem ser revisados por esse motivo. Quanto mais fácil é entender um assunto complexo, maior a probabilidade dele ser estudado por outros pesquisadores.

Mais pesquisadores, mais soluções. O que poderíamos alcançar como sociedade se existissem mais esforços na criação de soluções médicas por exemplo?

Agora que você entende a importância da revisão para o seu texto, não deixe de aplicá-la, seja pela via profissional, amadora ou autorrevisão.

Você também pode consultar a Equipe pelo chat em caso de dúvidas.

 

🧡🧡🧡

Leia também

  • Formatação na ABNT – Como formatar trabalhos acadêmicos com facilidade ainda hoje

    Formatação na ABNT – Como formatar trabalhos acadêmicos com facilidade ainda hoje

    /

  • Tabela de Preços

    Tabela de Preços

    /

  • Existe tradução automática de artigos?

    Existe tradução automática de artigos?

    /