,

Quantas páginas deve ter um TCC?

Aprenda a contabilizar as páginas do seu trabalho acadêmico

/

O que é um TCC?

TCC é a sigla usada para Trabalho de Conclusão de Curso na graduação e especialização pelo país. O trabalho consiste em uma produção textual completa que dê conta de um recorte sobre determinado tema.

Os trabalhos de conclusão são formas comuns de comprovar que o aluno de graduação ou especialização é apto para adquirir um diploma, porque ele consegue versar sobre um tema da sua profissão com autonomia.

Tipos de TCC

Na universidade, existem diferentes tipos de TCC. Existem faculdades que sugerem um trabalho prático como modelos de negócio, design de produtos e até mesmo obras de arte.

Dependendo da área, o trabalho de conclusão pode mudar muito de configuração.

No entanto, na maior parte dos cursos, o Trabalho de Conclusão de Curso é um texto acadêmico que vai comprovar, dissertar e até mesmo esclarecer algum dado pertinente sobre o campo de estudo escolhido.

Para os trabalhos escritos, é comum ser solicitada uma monografia, ou seja, um (mono) tema (grafia – escrita) sobre a área de atuação profissional, ou um artigo, texto curto em que um breve recorte de pesquisa é apresentado.

Tipos de Trabalhos de Conclusão de Curso

  • Modelo de Negócios
  • Obra de Arte
  • Design de Produto
  • Projeto de Construção
  • Monografia
  • Artigo Científico

 

 

Qual é a média de páginas de um TCC?

Se, por acaso, você estiver cursando Enfermagem, Psicologia, Teologia, Letras, História, Sociologia, Economia, Matemática e alguns cursos de Engenharia, é bem possível que você precise fazer um TCC.

Nesses cursos, um artigo científico pode ter de 15 até 25 páginas, com referências bibliográficas.

Artigos são uma ótima forma de iniciar a carreira acadêmica. Curtos e sucintos, eles mostram o microcosmos de como é trabalhar pesquisando sobre uma área do conhecimento.

Além disso, outros cursos exigem uma monografia que pode chegar a 100 páginas, apesar de comumente ser apresentada entre 30 e 60 páginas.

Consulte os nossos planos de revisão para ver as médias de páginas.

Monografias são interessantes por apresentarem uma obra completa. Com capa, capítulos e sumário é possível dissertar pausadamente sobre algo mais amplo.

No mais, alguns cursos permitem que as monografias sejam feitas em grupo, facilitando o processo de construção e correção.

Média de páginas

  • Artigo Científico: 15 até 25 páginas
  • Monografia: 30 até 60 páginas

 

 

“Além disso, outros cursos exigem uma monografia que pode chegar a 100 páginas, apesar de comumente ser apresentada entre 30 e 60 páginas.”

 

 

Por que isso é importante?

Existe muita comparação na vida acadêmica. Olhamos o trabalho do colega e queremos que o nosso esteja igual porque imaginamos que a qualidade do TCC pode ser medida por um número.

O padrão de qualidade de um trabalho acadêmico não está na quantidade de páginas e sim na qualidade dos argumentos.

Em outro texto, comentamos sobre os 5 erros comuns que o graduando comete no TCC. Não deixe de ler.

Se o seu texto está coerente e possui argumentos suficientes para embasar a sua conclusão, é bem possível que ele esteja correto e seja legítimo.

No entanto, se as citações não estiverem corretas ou simplesmente não existirem, você corre um sério risco de entregar um trabalho ruim.

Então, no cenário acadêmico, é possível escrever 60 páginas ruins ou 30 páginas com embasamento teórico correto. Por esse motivo que o número total de páginas de um trabalho acadêmico não é parâmetro de qualidade.

Em vez de seguir uma fórmula, como professores, sugerimos fortemente que você se guie pelos modelos, respeitando o seu processo de escrita.

Não há nada de errado em aprender imitando trejeitos (sem plágio), desde que isso seja somente um exercício.

Fórmulas são o ponto de partida, mas nunca o ponto de chegada. Tenha isso em mente.

 

🧡 Para aprender mais, inscreva-se na nossa newsletter ou converse conosco pelo chat. Estamos por aqui.

 

 

 

Assine a Newsletter

Receba por e-mail as principais dicas e notícias, não perca nenhum material gratuito

Processando…
Sucesso! Você está na lista.

Leia também