Prazo de Entrega de Revisão

Quanto tempo demora para revisar, normalizar e formatar o seu texto?

/

Uma pergunta frequente é sobre quanto tempo uma revisão de texto pode demorar. Para responder a essa dúvida, vamos esclarecer alguns processos muito importantes na leitura de um texto.

 

Leitura e ação

Para conferir um texto, o profissional habilitado irá ler e reler os parágrafos escritos por você. Algumas vezes, o processo que parece linear (uma linha depois da outra) pode ser, na verdade, ziguezagueante.

Por isso, é importante garantir que as informações do primeiro parágrafo estejam de acordo com o resto do texto. Você pode ter escrito que iria dissecar a história da literatura e no quarto parágrafo ter esquecido de de fato dissecá-la.

Acontece nas melhores famílias =)

O mesmo vale para todos os elementos gráficos como tabelas (os números estão corretos?), gráficos, imagens, tópicos, seções etc.

É importante manter o texto coeso, e quem garante isso é o revisor.

 

Formatação e normalização

Em um outro momento, comentamos sobre as diferenças básicas sobre os dois processos.  Caso você não conheça a diferença, sugerimos fortemente que você leia mais sobre esse assunto.

Para formatar um texto, principalmente acadêmico, é necessário saber se as seções estão corretas. Não adianta somente formatar um texto.

Para garantir a correção, o profissional terá que ler e entender o encadeamento das suas ideias e, a partir daí, formatar o arquivo para conter sumários, índices, listas, número de páginas, alinhamento, espaçamento e tamanhos de fontes corretas.

Já a normalização adequa o texto à norma de publicação. Para isso, o melhor é sempre enviar o modelo ou lista de normas da instituição “publicante”.

Vale ressaltar, a norma da faculdade, ou seja, do núcleo que está submetendo o texto para publicação pela biblioteca.

 

Duração do projeto

Vale ressaltar que cada gênero textual passa por um fluxo editorial diferente.

Por exemplo, um texto literário, como um romance policial precisa passar por outros processos para ser verificado. Já imaginou se, no meio do livro, o nome do personagem muda de grafia =0

Para o gênero literário, mapas e cronogramas são funcionais e são de grande serventia para quem está lendo ou verificando o texto.

Nos gêneros informativos, como jornais e revistas de grande circulação, o processo precisa ser ágil. Em alguns lugares, até mesmo no mesmo dia.

Com isso, podemos concluir que diferentes tipos de texto possuem diferentes tipos de prazos.

 

 

Mas e na Equipe?

Cada empresa trabalha com seus próprios processos. No nosso, para garantir qualidade, estipulamos um prazo mínimo de 3 dias, dependendo da quantidade de páginas.

Isso quer dizer que a nossa produtividade gira de acordo com a quantidade de material.

Na média, uma revisão de 90 páginas demora 6 dias para ficar pronta, mas esse número varia de acordo com o Controle de Qualidade.

Todos os textos da Equipe passam por um controle de qualidade que garante a entrega perfeita para sua avaliação. Fácil de ler e acompanhar.

Então, por padrão, ao solicitar uma revisão, você sempre receberá um prazo de 8 dias. A quantidade de dias ideal para ler, revisar, formatar, normalizar e garantir qualidade do seu texto.

Se o seu texto for entregue antes, não se preocupe, ele seguiu todo o fluxo editorial comum. Na Equipe não existe a possibilidade de entrega após o prazo estipulado em orçamento.

Importante: Não solicite caso precise de um prazo menor. Sempre trabalhe com o prazo de 8 dias. Uma semana é uma duração muito boa para refletir sobre a sua escrita e acompanhar os comentários do revisor.

 

Feriados não contam

Ao calcular o prazo, nós evitamos encaixar a sua entrega em semanas com feriados.

Se a semana de duração do serviço possuir feriados, nós pularemos esse dia e calcularemos 10 dias de prazo. Por isso, nós sempre tentamos adiantar a entrega para não haver essa extensão.

Todos os feriados da Equipe são calculados com antecedência, você pode ter acesso a eles pelo chat ou por e-mail.

 

Respeite seu tempo

Uma dica importante é: não se apresse. É muito melhor você terminar tranquilamente a escrita de um capítulo do que correr para entregar um texto para revisão.

Escreva consciente do objetivo. Vá acompanhando o seu desenvolvimento e, quando achar que está com texto terminado, envie-o para revisão.

É mais importante lembrar de adicionar as informações, dados e percursos de pesquisa do que só corrigir um texto com lacunas.

 

 

→ Para mais, você pode nos acompanhar pelas redes sociais (@equiperevisao) e participar do nosso grupo de Telegram. Esteja sempre atualizado 🤗

 

Ficou com alguma dúvida? Acesse o chat e converse conosco 💬

 

 

 

 

 

 

 

 

Assine a Newsletter

Receba por e-mail as principais dicas e notícias, não perca nenhum material gratuito

Processando…
Sucesso! Você está na lista.

Leia também