Quando enviar o TCC para revisão?

/

Como saber se o seu trabalho acadêmico precisa de revisão, e quando enviá-lo para um revisor habilitado. Saiba tudo o que você precisa sobre a preparação do seu texto.

 

 

Meu TCC precisa de revisão?

Todo pesquisador já passou por essa situação. Após muitas anotações e estudos, escreveu um texto e pronto: não sabia se estava fazendo certo.

A insegurança acadêmica é um dos principais motivadores para a evasão escolar na pós-graduação. Por isso mesmo, esse sentimento deve ser levado a sério.

Para evitar a insegurança, um bom remédio é ingressar em uma comunidade. Estar dentro de um grupo de pesquisadores e fazer parte de uma comunidade, nos faz compreender que aquela insegurança na verdade é bem comum.

(Aqui na Equipe Revisão, por exemplo, além de prepararmos textos, nós lideramos uma comunidade de pesquisadores engajados em produzir ciência)

Por esses motivos que um bom leitor pode ajudar nesses momentos. Seja ele um membro da comunidade ou um profissional, é importante permitir que outra pessoa leia o seu texto.São essas pessoas que vão notar problemas de revisão.

Você sabia que 8% de erro é valor aceitável para textos? Todo processo de escrita possui falhas. Para publicar um texto correto, claro e conciso, o melhor é sempre passá-lo por um processo de revisão.

Então, o melhor é sempre revisar?

Sim, mesmo que seja feito por você. Os processos de autorrevisão permitem que você compreenda tudo aquilo que falta ao seu texto.

Não somente em questão de vírgulas, acentos e crases. A falta pode estar antes disso. A produção científica escrita é feita de um encadeamento de frases para construção de uma síntese de ideias.

Essa síntese é o que nós entendemos como “resultados” ou “hipóteses” de uma pesquisa científica ou acadêmica.

Por isso que, para saber se o seu texto está dizendo exatamente o que você gostaria, um primeiro leitor é necessário, um segundo leitor profissional já é excelente.

Se possível, entregue o seu texto para outro leitor ou deixe o seu texto descansar por 7 dias e volte a lê-lo. Assim você sempre terá uma visão em perspectiva sobre a sua produção.

Se achar necessário, conte sempre com um revisor profissional. São eles que vão conseguir entender como deslocar e corrigir elementos para que a sua ideia fique mais óbvia para o leitor.

 

 

Quanto tempo demora uma revisão?

O processo de revisão de textos profissional pode demorar alguns dias, dependendo dos horários do profissional. Para uma verificação efetiva, existem algumas etapas a serem seguidas e uma quantidade de processos.

Na Equipe, o texto demora até 8 dias para ser conferido. O arquivo passa por 3 etapas, além do Controle de Qualidade.

Por isso, sempre que quiser enviar um texto para revisão, o correto é calcular entre 8 a 10 dias. Assim você poderá terminar de escrever e publicar seu texto sem esforços.

Um profissional habilitado para revisão de textos, normalmente tem formação em Letras e especializações na área. Sendo assim, é sempre bom perguntar sobre esses certificados.

Além disso, comunicação é essencial. Procure pessoas que estejam disponíveis para conversar sobre o seu texto e troque informações importantes para a verificação da sua escrita.

Um profissional pode ser de grande ajuda para um ou mais textos. É um excelente investimento.

Quando meu texto for revisado, vão mudar o meu texto?

Essa é uma dúvida muito comum. Algumas pessoas acham que o revisor irá alterar o conteúdo do texto. Revisores não alteram conteúdo do texto ou reescrevem trechos. 

A máxima da revisão é justamente ajudar na conferência de itens, dentre eles a correção gramatical. No entanto, isso não significa que o profissional irá escrever por você ou mudar o que você disse.

Inclusive esse é um dos grandes cuidados que todo profissional do texto tem sobre o seu trabalho. O respeito ao autor vem antes mesmo de qualquer correção.

Para alterar significativamente um trecho, o revisor precisa de autorização. Em editoras, por exemplo, é muito comum que o texto passe por uma vistoria após ser revisado.

Dessa forma, o editor sempre sabe o que foi alterado e notifica o autor. A autoria é sempre daquele que escreveu o texto, o editor e o revisor só cuidam dos processos para publicação.

Por isso que revisores não substituem os orientadores em trabalhos acadêmicos. O orientador é aquele que fará a edição do seu texto, cuidando do conteúdo e guiando você pela pesquisa.

Conclusão e informações adicionais

Após a leitura deste artigo, sobram ainda algumas dúvidas. Por exemplo, quando devemos normalizar o texto? O revisor irá formatar o arquivo? Como organizar as imagens do meu TCC?

Essas dúvidas são bem comuns, e a nossa dica é: comece cedo. Em questão de tempo, para não perder prazos de entrega de trabalhos acadêmicos, o melhor é se organizar.

Para finalizar o nosso percurso, vamos deixar aqui mais algumas dicas que vão acelerar a produção do seu texto científico e vão ajudar muito na criação da sua pesquisa.

 

 

 

5 formas de terminar o TCC mais rápido:

  • Insira legenda do Word em todas as imagens quando adicioná-las;
  • Citou uma sigla? Coloque entre parênteses o que ela significa e marque com um comentário;
  • Copie as referências bibliográficas para um segundo artigo, mesmo se estiver usando uma AI;
  • Não deixe as tabelas para o final, crie as tabelas e adicione uma explicação introdutória sobre ela;
  • Sumários e paginação são sempre os últimos a serem feitos;
  • Consulte a norma da faculdade antes de iniciar a escrita;
  • Tudo o que você não souber, marque com um comentário.

Parece simples, mas esses itens, se feitos corretamente, vão agilizar a revisão do seu texto. Ao final, verifique as lacunas do texto e corrija-as quando necessário.

Vai te poupar um bom tempo.

 

👋🏼Ainda restou alguma dúvida? Entre no nosso chat e escreva pra gente.

 

 

 

 

Assine a Newsletter

Receba por e-mail as principais dicas e notícias, não perca nenhum material gratuito

Processando…
Sucesso! Você está na lista.

Leia também