Seleção de Revisores

/

 

A Equipe Revisão contrata revisores?

Diariamente pelo menos uma dezena de usuários busca por vagas de revisor de textos no Google. É muito comum recebermos e-mails e mensagens em redes sociais perguntando sobre abertura de vagas e contratações esporádicas, por isso viemos aqui explicar um pouco mais sobre como a Equipe funciona.

Nós somos um grupo de revisores de textos que atua diretamente na edição de textos técnico-científicos. Aqui nós não contratamos revisores CLT, nem procuramos prestadores de serviço durante o ano.

Nosso processo de seleção ocorre uma vez ao ano no evento que chamamos de FRER (Formação de Revisores da Equipe Revisão). No início do ano, enviamos uma mensagem de aviso por e-mail sobre a FRER para todos contatos cadastrados no nosso site (aqui). Dessa forma, todos sabem a data do evento, mesmo se não forem selecionados para participar.

O único canal de cadastro de contatos é pelo site. Nenhum dado é coletado de outros canais.

Nesse período, os revisores que integram a Equipe selecionam dentre os contatos cadastrados no site os possíveis convidados para participar do evento. A cada ano o perfil do convidado muda, por isso é muito importante que os dados do cadastro sejam preenchidos corretamente da primeira vez. Uma vez cadastrado não há necessidade de preencher novamente o formulário.

Para explicar melhor, deixamos mais abaixo o perfil do convidado desse ano.

Você possivelmente reparou que em nenhum momento usamos os termos candidato, currículo, emprego ou qualquer palavra que remeta ao mercado de trabalho formal. Isso é proposital porque no momento não criamos vínculo empregatício com o revisor.

É importante saber disso porque nós somos uma empresa em formação, estamos criando nossos cargos e funções e modificando serviços e produtos (desde 2021).

Então, uma vez informados sobre a data da FRER, os contatos cadastrados devem aguardar o e-mail de convite ou declinação da Equipe. Todo ano calculamos a quantidade de convidados baseado no crescimento estipulado para o ano seguinte.

Por isso, nem todo contato é convidado para participar da FRER. Entretanto, todos recebem o e-mail, mesmo que seja para avisar que o contato não foi escolhido.

Nessa primeira etapa de seleção, toda mensagem é enviada por e-mail. A Equipe Revisão não faz ligações ou envia mensagens por redes sociais.

Antes de continuar, vamos ao resumo das informações:

  • A Equipe Revisão não contrata revisores CLT;
  • A Equipe Revisão não solicita prestação de serviço durante o ano;
  • Toda seleção de revisores acontece durante a FRER;
  • O único canal de cadastro de contatos é pelo site;
  • Todos os contatos cadastrados no site recebem aviso sobre a FRER;
  • Todos os contatos cadastrados no site recebem um convite para participar da FRER ou declínio do contato;
  • No ano seguinte, todos os contatos recebem novamente um aviso sobre a FRER;
  • Todos as mensagens são enviadas por e-mail;
  • Não é necessário cadastrar-se no site mais de uma vez.

Como é o processo seletivo da Equipe?

Quando o contato é selecionado para participar da FRER, ele recebe uma programação do evento e pode escolher participar ou não da seleção. A FRER é gratuita, online e obrigatória para os revisores da Equipe Revisão.

A programação, normalmente, contém um conjunto de aulas e reuniões produzidas pelos revisores da Equipe com o objetivo de definir o que é o trabalho dentro da empresa, quais são os deveres, direitos e responsabilidades do revisor, além de uma apresentação ampla sobre a marca, com visão, propósito e missão para o mercado brasileiro.

Como já vimos acima, os próprios revisores da Equipe são encarregados de escolher os próximos membros da empresa. Isso acontece porque o nosso trabalho é colaborativo, então é muito importante para os revisores que eles tenham o poder de decisão.

Durante a FRER, o convidado pode escolher não continuar ou não querer fazer parte da Equipe, assim como os revisores da Equipe também podem vetar quem desejarem.

É importante ressaltar que em nenhum momento a FRER forma profissionais em revisão de textos. Nós selecionamos profissionais que já são habilitados para a função e apenas capacitamos eles para a função que irão desempenhar dentro do nosso sistema.

Após a FRER, é criada uma Lista de Espera, e esses profissionais são integrados aos poucos à empresa.

Dessa forma, temos uma visão mais ampla da seleção de revisores da Equipe Revisão. Todo o processo de produção do evento, criação de perfil e seleção de contatos pode demorar de 3 a 4 meses, por isso é muito importante que o evento saia de acordo com o planejado, com Lista de Espera e revisores informados.

Em outros locais, conseguir um colaborador pode ser muito difícil e burocrático porque não é todo profissional que perde seu tempo preenchendo formulários e formulários na internet. Sem contar que divulgar uma vaga pode ser dispendioso e caro.

Com o nosso banco de dados, o profissional só precisa se inscrever uma vez e nós conseguimos o acesso a diversos contatos de uma vez só.

Vale a pena ser revisor na Equipe Revisão?

Dito isso, a pergunta que fica é se vale a pena se cadastrar no site. A resposta rápida é sim por dois motivos principais:

  1. É uma oportunidade de conhecimento: mesmo se você não for selecionado de primeira, ou se não gostar da empresa, com certeza vai aprender muito;
  2. É fácil: aqui nós desenvolvemos serviços editoriais e desenvolvemos métodos de trabalho editoriais, essa dupla função faz com que estejamos sempre melhorando a nossa qualidade de trabalho.

Mesmo assim, como qualquer outra profissão, ser revisor da Equipe não é para todos e é exatamente por isso que, antes de iniciar a seleção, nós produzimos um perfil.

Existem pessoas que não gostam de ficar conectadas à internet 6 horas por dia, assim como também existem pessoas que se cansam com facilidade de tarefas consideradas monótonas (ler textos técnicos por exemplo).

Tudo isso é levado em consideração na criação do perfil. Nós compreendemos que existem pessoas que buscam vagas de revisor por falta de opção ou necessidade, mas esses não são critérios de escolha na empresa.

Esse ano, por exemplo, o perfil era o seguinte:

Estávamos buscando profissionais que obrigatoriamente fossem formados em letras, com especialização na área, que já possuíssem experiência com revisão e formatação de textos técnico-científicos, morassem nas proximidades de Niterói-RJ (com facilidade de acesso a cidade). Obrigatoriamente os profissionais precisavam ter experiência em sala de aula, MEI, recursos próprios para serviços e disponibilidade de horários. Preferencialmente eles deveriam dominar uma língua estrangeira, ser sociáveis, flexíveis e comunicativos.

E o VIP Revisores?

Quem segue a Equipe Revisão a mais tempo sabe que a FRER tem a sua vertente aberta. Além de usarmos o evento para capacitar revisores da Equipe, nós também abrimos à comunidade as aulas sobre revisão, formatação e normalização.

Todo ano esses temas fazem parte da programação do evento e eles funcionam como uma atualização para profissionais de texto. Quem nunca esqueceu os atalhos do Word ou até mesmo não lembrava direito a transitividade do verbo “impelir”. Se os temas são tão amplos, porque não abrir essas aulas para todos os revisores pelo Youtube?

Foi assim que nasceu o VIP Revisores, uma marca dentro da Equipe Revisão de capacitação de revisores para o mercado editorial, trazendo a visão de profissionais atuantes para toda a comunidade.

Explicando em miúdos, aqui na Equipe dizemos que a FRER se divide em dois eventos, um fechado somente para convidados (com o objetivo de selecionar revisores para empresa) e outro para divulgar o conhecimento.

Hoje o VIP Revisores está fechado para reformas, mas, em breve, retomaremos com os cursos e capacitações. Se você quiser receber um aviso de retorno, você pode cadastrar o seu e-mail aqui equiperevisao.com/links-vip/

****

Ficou tudo explicado? Se você estiver com dúvidas, nosso e-mail para revisores é o viprevisores@gmail.com.

Até mais!

Assine a Newsletter

Receba por e-mail as principais dicas e notícias, não perca nenhum material gratuito

Processando…
Sucesso! Você está na lista.

Leia também