,

Pós-graduação com o pé direito

/

Voltar | Blog da Equipe

Quem não quer começar a pós-graduação com o pé direito?

Depois de postar no Facebook a tão sonhada aprovação na pós-graduação, o que fazer para começar bem.

O que é começar bem?

O aluno de pós-graduação já está acostumado com a estrutura universitária. Ao iniciar a pós-graduação, ele entende que assistirá aulas, irá ler uma grande quantidade de livros, artigos, revistas e, até mesmo, conhece a rotina de pesquisa: seja on-line ou em bibliotecas.

Mas, ainda assim, existem diferenças entre o nível de graduação e o de pós-graduação. Entre os dois, existe um lapso de suporte pedagógico, o que nem sempre fica muito claro para o aluno.

Isso acontece porque entende-se que os alunos de pós-graduação, por já exercerem a profissão para a qual se formaram, não dispõem de tanto tempo para acompanhamento.

O sistema é feito para dar autonomia ao estudante, o que é produtivo, mas depende de algumas mudanças na rotina de estudo.

Obstáculos que você possivelmente ainda não conhece

Por isso que, para começar bem, algumas dicas de alunos mais experientes podem auxiliá-lo daqui pra frente. Começar bem, nesse sentido, significa antever alguns obstáculos e, de alguma forma, preparar-se para eles.

Um bom exemplo é a própria escrita da monografia. É muito comum que o aluno ingresse em uma pós-graduação sem nunca ter experimentado a produção de textos longos. É claro que alguns alunos podem já ser autores, ou por outros meios já possuírem essa experiência, mas, não são todos.

🧡

Escrever uma monografia é produzir um texto longo que vai demorar mais de uma semana para ser produzido.

🧡

Comumente vemos alunos querendo escrever em pouquíssimo tempo, como se a monografia não fosse constituída por partes. O período de decorrência do curso de pós-graduação escolhido já é o tempo que se coloca disponível para a escrita da monografia.

Uma coisa não está desatrelada da outra. “Parar para escrever” é uma ideia que não existe. O pesquisador escreve durante o processo, e não depois.

Outro obstáculo é a participação ativa.

🧡

Por uma questão de tempo e dinheiro, muitas vezes deixamos de participar de Congressos, Simpósios, Eventos Acadêmicos, Eventos Culturais que só têm a adicionar à carreira do pós-graduando.

🧡

Por acontecerem regularmente, o aluno de pós-graduação acaba deixando de lado a participação nesses eventos. O que é uma grande falha, causada pela simples falta de experiência.

Justamente porque não é todo mundo que participa, é que você deve participar. Na Equipe Revisão, nós recebemos muitas dúvidas e perguntas que envolvem o famoso networking.

Se você quer ser convidado para dar uma aula, quer participar de um grupo de pesquisa, quer continuar a pós-graduação em outra área, você vai precisar conhecer pessoas. E esses eventos servem pra isso.

Acesse o curso aqui por R$ 97,90 e aproveite o ano inteiro

Atitudes positivas para um pós-graduando

Abaixo, vamos deixar uma lista de atitudes que podem te ajudar a se preparar para a pós-graduação. Elas são atitudes simples e que devem ser feitas com regularidade. Por isso, a organização acadêmica é essencial:

  • Aprenda Métodos de Pesquisa (pesquisa qualitativa, quantitativa, métodos indutivos etc.). Mesmo que você não aplique todos, é importante manter uma cartela de opções;
  • Mantenha um Diário de Campo. Esse é um método comum na área pedagógica. Manter um caderno com um relatório subjetivo de cada observação feita, de campo ou até mesmo de uma leitura teórica. Mantenha o diário sempre por perto;
  • Anotações de pé de página. Todo texto deve ser lido e anotado. Não vale à pena ler e dois meses depois esquecer o que leu. Anote e não precise reler os textos de novo;
  • Aprenda a usar as ferramentas a seu favor. Hoje existem ferramentas que podem ajudar na organização de referências bibliográficas e construção do texto (Notion, LaTex, Mendeley, Zotero etc). Estude cada uma delas;
  • Após a construção do sumário, separe os arquivos e trabalhe neles simultaneamente. Você não precisa escrever da introdução até o final. Separe em partes e construa o seu texto aos poucos.

Reclamações que a gente escuta desde 2012

Desde o início das nossas atividades, nós recebemos pedidos de Consultoria Acadêmica. Muitos alunos têm dificuldade em “escrever”, mas essa dificuldade normalmente é causada pela falta de um cronograma de estudos ou até mesmo pelo desconhecimento do processo.

Pensando nisso, a Equipe criou uma Consultoria (você pode pedir aqui) de até uma hora para que o aluno possa resolver as suas dificuldades junto a uma profissional habilitada.

Essa consultoria virou um podcast chamado Consultoria Acadêmica em 6 minutos, que está disponível no Spotify e nas melhores plataformas de áudio.

Fundada em 2012, a Equipe Revisão ajuda acadêmicos a conquistar maior reconhecimento através do auxílio a produção de textos. Desenvolvemos os melhores serviços para quem faz ciência no Brasil.

Nossa missão é ajudar você a produzir e compartilhar conhecimento.


EQUIPE REVISÃO
27.275.210/0001-49
Rua Bororós, 21 apto 101
São Francisco – Niterói – RJ
21 98130-2480

Horário de Funcionamento:
9:00 às 17:00 horas
segunda a sábado

©2017-2022 Todos os direitos reservados. A EQUIPE REVISÃO é uma marca registrada no cadastro nacional de pessoa jurídica.

Assine a Newsletter

Receba por e-mail as principais dicas e notícias, não perca nenhum material gratuito

Processando…
Sucesso! Você está na lista.

Leia também